Ufologia Regional
Escreva subtítulo aqui

Por Giordano Mazutti Andrade

O Estado do Rio Grande do Sul, em suas sete mesorregiões, tem um dos maiores números de ocorrências ufológicas do Brasil. As microrregiões de Carazinho, Passo Fundo e Não-Me-Toque registram casos desde a década de 50. O Grupo de Estudos Ufológicos selecionou alguns dos principais fatos que ocorreram na região noroeste do Rio Grande do Sul, porém, não iremos postar os ocorridos na cidade de Carazinho, por já estarem neste site na página "Casuística em Carazinho".

CASUÍSTICA EM SARANDI

Sarandi esta entre as cidades com mais registro de aparições de OVNIs do Estado. No dia 14 de maio de 1958 temos o primeiro caso acontecido na cidade, e foi um dos maiores casos da Ufologia Brasileira, divulgado e estudado internacionalmente. Leia um resumo da abdução do Sr. Berlet nas imagens do Boletim Especial 1975, da extinta Sociedade Brasileira de Estudos de Discos Voadores.

1) A ABDUÇÃO DO TRATORISTA ARTUR BERLET

O Sr. Berlet, após alguns dias de seu chegada da fantástica viagem, começou a escrever tudo o que tinha vivido à mão em folhas de caderno, foram quase quatro centenas de páginas. Em 1967 o livro nomeado "Os discos voadores: da utopia à realidade, narrativa de uma real viagem a outro planeta" fora publicado no Brasil. Em 1972, o livro foi traduzido e publicado na Alemanha (10.000 exemplares); Em 1973 traduzido e publicado na Finlândia (10.000 exemplares); Em 1989 traduzido e publicado nos Estados Unidos (11.000 exemplares). O livro contém 148 páginas, com ilustrações dos prédios do planeta Acart, da espaçonave e todos seus detalhes, além de todo o diálogo entre Artur e os tripulantes que o abduziram.

As folhas primordiais escritas por Artur, estão expostas no Museu de Ufologia de Itaara, próximo a cidade de Santa Maria/RS. As filhas de Artur Berlet, e outros familiares, estiveram presentes no Encontro Ufológico que o Grupo de Estudos Ufológicos de Carazinho promoveu no dia 25 de junho de 2016, aqui na cidade de Carazinho. O livro está disponível para venda, com envio para todo o Brasil.

2) INTENSA CASUÍSTICA UFOLÓGICA EM SARANDI NO ANO DE 1965

* 1965 foi o mesmo ano do "Caso Adilon" ocorrido em Carazinho, no mês de julho. O que mostra que alguns UFOs estavam "sondando" essa região.

* Jorge Geisel (Jorge Ernesto Macedo Geisel) citado diversas vezes nas matérias abaixo, era um advogado, oficial da Aeronáutica e irmão do General e ex-presidente Ernesto Geisel.

2.1) Maio de 1965: "Nave mãe" é vista sobre a cidade de Sarandi, conjuntamente a outros 8 objetos menores. Texto publicado na extinta Sociedade Brasileira de Pesquisas de Discos Voadores (Boletim nº 50, páginas 17 e 18, ano de 1966)

2.2) Agosto de 1965: OVNI causa blackout (apagão) em Sarandi.

2.3) Entre 1º e 15 de setembro de 1965: Mais uma observação de UFO

3) JUNHO DE 1967 - MAIS UMA ABDUÇÃO EM SARANDI: O RAPTO DE DIRCEU GÓES (Boletim nº 74-79)

Pode parecer estranho, mas a pacata cidade de Sarandi além de diversas observações de OVNIs, teve duas histórias de abduções. A primeira, já informada aqui, do Sr. Artur Berlet.  A segunda história chegou até os pesquisadores da SBEDV através do próprio Artur, já que Dirceu era extremamente discreto e não havia feito questão de anunciar sua experiência para outros.

Boletim Especial 1975

Jorge Ernesto Macedo Geisel e o médico, ufólogo e fundador da Sociedade Brasileira de Pesquisas de Discos Voadores Walter Karl Bühler.

4) Fenômeno não identificado em Passo Fundo, no dia 6/11/1968. Boletim nº 72-73

5) Caso Ufológico entre Panambi [sic] e Pejuçara [sic]. Boletim Esp. 1975

6) Tripulantes em Venâncio Aires (região centro-oriental do RS), dois casos Ufológicos em um período de dois dias. Boletim Esp. 1975 e Boletim nº 55-59

7) Possível pouso de OVNI em fazenda na cidade de Ronda Alta (distante 30 km de Sarandi), no dia 20 de janeiro de 2007.

A plantação de soja do Sr. Roque Vargas, no dia 20/01/2007 foi parcialmente destruída por um fenômeno até hoje desconhecido. Tudo iniciou cerca de uma semana antes, quando o próprio Roque Vargas visualizou, em plena luz do dia, um objeto voador não identificado de formato cilíndrico (comparado a um charuto) cruzar o céu emitindo um zumbido. Já na manhã do dia 20, Roque encontrou parte de sua plantação com a terra perfurada, em formato espiral, evidenciando a retirada de parte da terra. Além do soja morrer, no local do fato as plantas não se desenvolveram por alguns meses após o incidente.

8) OVNI é filmado em Sarandi/RS, dia 08 de fevereiro de 2016.

Na madrugada de segunda feira (08/02/2016), por volta das 00h45min, no bairro Beira Campo,  nas dependências da empresa Lanagro, os guardas que faziam a vigilância do local presenciaram um objeto luminoso se movendo pelo céu da região. A dupla de seguranças avistaram um ponto luminoso que se movia em várias direções e filmaram o momento com o celular, pensando que talvez a luz branca não fosse captada. O ponto luminoso foi avistado na guarita localizada sentido dos silos que a Cotrisal alugou da Agro Cereais Wagner. Segundo informações de um dos vigilantes, não é a primeira vez que eles observam este tipo de fenômeno. Em outras ocasiões, três "bolas de fogo" já foram avistadas voando em formação. Um dos seguranças (iniciais E.F) em "ronda" a pé nos campos da empresa, foi atingido no seu coturno por um feixe de luz esverdeado, que se movia pelo seu corpo, a luz tinha seu ponto de origem no alto do céu. Em outra ocasião, uma cabeça de gado desapareceu, sem deixar marcas, segundo o dono da fazenda, na mesma noite luzes foram vistas em baixa altitude voando pela região.